os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

Alterações climáticas, risco de desastres, e governo local

Riscos
TTerra

À semelhança da maioria dos fenómenos físicos do nosso Planeta, também o clima está sujeito a alterações. Contudo estas alterações estão a processar-se a um ritmo mais rápido que o observado antes da era pré-industrial.

Os principais impactes são o aquecimento global acompanhado de um aumento dos níveis de água do mar, o aumento da frequência e severidade dos eventos climáticos extremos (seca, precipitações intensas, ondas de calor), o aumento da pressão sobre os recursos hídricos (em consequência do crescimento das necessidades de água) e a perda de biodiversidade. E estes impactes terão consequências no Homem, nas comunidades, em especial nos países mais pobres com menores capacidades no campo da prevenção e preparação antecipatória. » Ler mais…

Desastres Naturais

Riscos
TTerra

O próximo dia 13 de Outubro assinala internacionalmente o Dia para a Redução de Desastres Naturais, estabelecido pelas Nações Unidas.

De uma forma simples, podemos considerar os desastres naturais como acontecimentos resultantes de fenómenos naturais como sismos, cheias, secas, ciclones, deslizamentos de terras, entre outros.

A afetação das comunidades pela ocorrência de desastres naturais pode ser minimizada se existir uma preparação da sociedade, ao nível das infra-estruturas, dos meios, das ações, das responsabilidades e da comunicação, para o desastre em causa. Esta preparação é o planeamento de emergência que, apoiada numa análise do risco de ocorrência, permite definir uma atuação organizada em situação de acidente. » Ler mais…

Planeamento e Gestão de Emergências e Sistemas de Informação

Informações Úteis, Riscos
Marta Matos

No passado dia 8 de Outubro assinalou-se o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais.Em todo o território realizaram-se diversos eventos a relembrar que estas questões não estão tão longe de acontecer no nosso País. A TTerra, de um modo diferente, também se associou a esta efeméride promovendo mais um curso Essencial num Dia abordando a temática dos Sistemas de Informação no Planeamento e Gestão de Emergência. » Ler mais…

Segurança de Barragens vs Planos de Emergência

Informações Úteis, Recursos Hídricos, Riscos
Maria Joao Figueiredo

O Regulamento de Segurança de Barragens, regulamentado através do Decreto-Lei n.º 344/2007, de 15 de Outubro, estabelece as exigências de gestão da segurança deste tipo de estruturas com as seguintes características: de altura igual ou superior a 15 m, ou de altura igual ou superior a 10m e cuja albufeira tenha uma capacidade superior a 1 hm3, ou de altura inferior a 15m  e cuja a albufeira tenha uma capacidade superior a 100.000m3. » Ler mais…