Área Mineira de Quinta do Bispo
Estudo de Impacte Ambiental do Projeto e Obras de Remediação Ambiental da Área Mineira de Quinta do Bispo.
Descrição:
O jazigo da Quinta do Bispo foi descoberto em 1957. A exploração, a céu aberto, iniciou-se em 1979, terminando em 1987. Foram produzidas cerca de 460.000 toneladas de minério, com um teor médio da ordem de 910 p.p.m. A mina, os anexos mineiros e a escombreira ocupam uma superfície total de 158.000 m2.
O Projeto justifica-se pela necessidade de sanear e recuperar uma área marcadamente vulnerabilizada pelas ações decorrentes de décadas de laboração mineira.
Objetivos:
O Estudo de Impacte Ambiental do Projecto e Obras de Remediação Ambiental da Área Mineira da Quinta do Bispo visa dar cumprimento ao requisito imposto pela legislação em vigor, (Decreto-Lei nº 69/2000, de 3 de Maio, com alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 197/2005, de 8 de Novembro), que determina a sujeição do Projecto a procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental.
Metodologia:
– Identificação e caracterização do estado atual do ambiente na área afeta ao projeto e envolvente;
– Previsão da evolução ambiental do local com a presença do projecto, antecipando e avaliando os impactes ambientais expetáveis;
– Determinação de medidas cautelares, minimizadoras e/ou compensatórias dos impactes avaliados;
– Definição de ações de acompanhamento e de monitorização da qualidade ambiental do local e respetivas medidas de minimização.