os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Estratégia municipal para a conservação e valorização da natureza e da biodiversidade

Gestão Ambiental, Informações Úteisadmin

A Estratégia Municipal para a Conservação e Valorização da Natureza e da Biodiversidade constitui uma oportunidade para localmente se atuar na melhoria do estado de conservação da natureza e da biodiversidade e assegurar a sobrevivência do património natural face aos processos globais e regionais e locais que ameaçam esses valores.

Os processos globais, designadamente as alterações climáticas, são uma ameaça real com impactes directos e indirectos no meio físico nomeadamente na biodiversidade. Porém a protecção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas pode contribuir para a redução dos impactes negativos gerados pelas alterações climáticas. Portugal não está à margem deste processo e o centro e sul do país são as regiões para as quais se preconiza um maior significado dos efeitos das alterações climáticas.
Os processos regionais ou locais tais como a urbanização e a fragmentação do território conduzem muitas vezes à destruição de ecossistemas e consequentemente podem causar a perda de biodiversidade com efeitos sentidos e vivenciados pela população local.
Nesta perspectiva, a definição de uma estratégia regional ou local de valorização, protecção, conservação e recuperação dos valores ecológicos apresenta-se como uma ferramenta com grande potencial no desenvolvimento do território mas não só. O contribuir localmente para a prossecução dos objectivos nacionais, comunitários e mundiais em matéria de biodiversidade, o contribuir para um futuro melhor para as gerações vindouras e o contribuir para uma melhor qualidade de vida são alguns dos aspectos que dão um significado profundo a esta ferramenta.

 

Descarregue este texto na íntegra gratuitamente:

Estratégia municipal para a conservação da natureza e da biodiversidade (pdf~470Kb)