Estratégia municipal para a conservação e valorização da natureza e da biodiversidade
Gestão Ambiental, Informações ÚteisadminA Estratégia Municipal para a Conservação e Valorização da Natureza e da Biodiversidade constitui uma oportunidade para localmente se atuar na melhoria do estado de conservação da natureza e da biodiversidade e assegurar a sobrevivência do património natural face aos processos globais e regionais e locais que ameaçam esses valores.
Os processos globais, designadamente as alterações climáticas, são uma ameaça real com impactes directos e indirectos no meio físico nomeadamente na biodiversidade. Porém a protecção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas pode contribuir para a redução dos impactes negativos gerados pelas alterações climáticas. Portugal não está à margem deste processo e o centro e sul do país são as regiões para as quais se preconiza um maior significado dos efeitos das alterações climáticas.
Os processos regionais ou locais tais como a urbanização e a fragmentação do território conduzem muitas vezes à destruição de ecossistemas e consequentemente podem causar a perda de biodiversidade com efeitos sentidos e vivenciados pela população local.
Nesta perspectiva, a definição de uma estratégia regional ou local de valorização, protecção, conservação e recuperação dos valores ecológicos apresenta-se como uma ferramenta com grande potencial no desenvolvimento do território mas não só. O contribuir localmente para a prossecução dos objectivos nacionais, comunitários e mundiais em matéria de biodiversidade, o contribuir para um futuro melhor para as gerações vindouras e o contribuir para uma melhor qualidade de vida são alguns dos aspectos que dão um significado profundo a esta ferramenta.
Descarregue este texto na íntegra gratuitamente:
Estratégia municipal para a conservação da natureza e da biodiversidade (pdf~470Kb)