os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Aproveite novas tendências – Densificação Urbana

Informações Úteisadmin

Quando em 1976 primeiro surgiu o conceito NIMBY (“Not In My Backyard”), poucos imaginaram que algumas décadas mais tarde viria a existir uma abordagem oposta. O conceito de BIMBY (“Build In My Backyard”), lançado em 2009 através da Agência Nacional de Pesquisa Francesa (ANR) [http://bimby.fr/home], assenta numa base relativamente simples – densificar, legalmente, cidades e subúrbios franceses, pela divisão de parcelas de terreno geralmente ocupadas por uma única habitação.

A abordagem BIMBY enfatiza um novo modelo de urbanismo composto por iniciativas individuais para um benefício comum. Mais que o expandir, este novo modelo visa consolidar o espaço urbano e, desta forma, promover um modo de vida mais sustentável. Mais do que uma utopia, a abordagem BIMBY apresenta-se como uma inovação, fortemente dependente da capacidade dos vários actores urbanos – proprietários, técnicos e órgãos eleitos – em mobilizar o sector imobiliário das zonas periféricas para a renovação e para a densificação progressiva desses locais.

O ponto de partida é simples: ao proprietário é permitido valorizar o seu património com o apoio de técnicos qualificados e ao município são disponibilizados espaços para construção em áreas já infra-estruturadas e equipadas, com um custo mínimo para a colectividade e para o ambiente. A restante ação passa pela vontade e pelo envolvimento responsável de todos os parceiros no sentido de criar novas regras e práticas urbanísticas mais ajustadas ao contexto socioeconómico actual e, sobretudo, mais sustentáveis.

Numa altura em que se prepara a nova Lei do Solos, fará sentido uma abordagem BIMBY no contexto urbano português?

Na TTerra temos vasta experiência em questões ambientais e de ordenamento do território. Estamos cá para o(a) ajudar a perceber e a seguir as novas oportunidades de desenvolvimento inteligente.

Contacte-nos.