os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

mar, uma oportunidade

Informações Úteisadmin

Foto: Há mais de 50 anos o Bar Sargo na praia da Parede (Cascais). Quanto vale uma cadeira destas?
 

Estamos quase todos à beira mar e temos uma marca com um valor incalculável, Portugal é considerado um país de marinheiros.

Como sabemos, e sentimos, o mar vai muito para além da praia e “entra” por toda esta nossa faixa litoral. Na verdade temos um oceano fabuloso à nossa frente. Como o oceano começa em terra temos um conjunto infinito de oportunidades e desafios que devemos atender.

A Estratégia Nacional para o Mar (http://www.dgpm.gov.pt/Pages/ENM.aspx), em discussão pública, tem como primeiro objetivo regressar ao mar, reconhece que temos estado na praia e pouco temos feito. Nela se afirma, “Portugal é a face atlântica da Europa e a ligação europeia aos mares profundos. Deve, assim, assumir a iniciativa, liderando os processos europeus e internacionais relativos à governação marítima, visando fomentar a economia, e valorizar e preservar aquele que é o seu maior património natural.”

Depois de algumas contradições e do emaranhado de normas, estudos, planos e projetos nacionais e europeus que se atrapalham e limitam quem quer fazer alguma coisa, a ENM assume alguns fatos incontornáveis, designadamente, o mar como uma oportunidade sem precedentes. Na TTerra sabemos quais são e onde estão estas grandes oportunidades. Sabemos fazer e fazemos.

Conte connosco.