os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Quadro Estratégico Europeu (2014-2020), pegada para a competitividade

Informações Úteis, TTerraadmin

Assistimos, com agrado, à primeira (?) apresentação do QEE. Com agrado porque ao QEE estão associados alguns conceitos e palavras que fazem parte,há quase 25 anos, do ADN da TTerra. Palavras como competitividade, qualificação, inovação, revalorização, ecoeficiência foram sucessivamente repetidas.


Com forte aposta na economia, compreende-se, pelo que se ouviu de Ministros e Secretários de Estado, que a necessária grande melhoria na pegada competitiva, de que o país tanto carece, não pode ignorar a sustentabilidade ambiental.
Também pareceu claro que uma das chaves da equação assenta nas PME e na sua qualificação designadamente no seu necessário relacionamento com centros de saber I&D. Isto é, o que fazemos na TTerra, desde sempre. Numa palavra, uma aposta clara na qualificação e no saber fazer.
Por último, e a fechar o triangulo, a componente territorial com as parcerias locais, os atores locais como os municípios, as associações, os agentes económicos, etc.
Uma receita simples que, obviamente, conduzirá à qualificação dos recursos humanos e à utilização mais eficaz dos recursos naturais; trata-se do chamado desenvolvimento sustentável integrado.
Neste sentido, seja na área da formação qualificada em setores onde somos especialistas – qualificação real, como foi apelidada – ou no desenvolvimento de projetos e estudos que se traduzam em valor para a economia, a TTerra, como até aqui, assume responsavelmente a sua parte. Os nossos parceiros, clientes e colaboradores podem contar connosco para que o sucesso deste desafio seja uma realidade.