os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Recursus – Exploração de Sistemas Agro-Florestais na margem esquerda do Guadiana

Projectos TTerraPaulo Ribeiro

O Projecto Exploração de Sistemas Agro-Florestais na Margem Esquerda do Guadiana – Uma Estratégia para a Sustentabilidade do Meio Rural, geralmente conhecido pelo acrónimo RECURSUS, é financiado pelo EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Com este Projecto pretende-se proporcionar uma estratégia inovadora, que permita a demonstração de uma nova visão na gestão e aproveitamento económico de propriedades agro-florestais da região, nomeadamente em sistemas cujo uso do solo se caracterize pela presença de azinheira e sobreiro, maximizando o seu potencial.

Com este Projecto pretende-se proporcionar uma estratégia inovadora, que permita a demonstração de uma nova visão na gestão e aproveitamento económico de propriedades agro-florestais da região, nomeadamente em sistemas cujo uso do solo se caracterize pela presença de azinheira e sobreiro, maximizando o seu potencial.

Pretende-se ainda promover a biodiversidade, a conservação do solo e da água e/ou a exploração de recursos florestais secundários (cogumelos, plantas aromáticas e medicinais, porco de raça alentejana, cortiça, entre outros).

Em suma, apresentam-se novos caminhos, com vista à sustentabilidade das explorações, aliando a inovação e a demonstração ao know-how das gerações ancestrais, com vista ao aproveitamento destes recursos numa lógica de multifuncionalidade.

O Diagnóstico de Sustentabilidade resulta de um exaustivo levantamento das características dos territórios em análise, Mértola e Barrancos, nomeadamente características Ambientais, Sociais, Culturais e Económicas.

Sendo o projecto uma Estratégia para a Sustentabilidade do Meio Rural é imprescindível, à priori, um conhecimento profundo das características destes territórios, pois só assim seria possível implementar uma boa estratégia, sustentável, para o futuro.

O documento que agora se apresenta, é uma versão reduzida desse mesmo diagnóstico mais completo e exaustivo que foi desenvolvido pela parceria, que serve somente para efectivar uma pequena caracterização dos territórios em causa, para perceber com aquilo que contamos no presente e contaremos no futuro, e para começar a delinear uma estratégia sustentável para as gerações que nos sucedem:

Diagnóstico da Sustentabilidade Territorial – Resumo (pdf~280kb)