os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Desastres Naturais

RiscosTTerra

O próximo dia 13 de Outubro assinala internacionalmente o Dia para a Redução de Desastres Naturais, estabelecido pelas Nações Unidas.

De uma forma simples, podemos considerar os desastres naturais como acontecimentos resultantes de fenómenos naturais como sismos, cheias, secas, ciclones, deslizamentos de terras, entre outros.

A afetação das comunidades pela ocorrência de desastres naturais pode ser minimizada se existir uma preparação da sociedade, ao nível das infra-estruturas, dos meios, das ações, das responsabilidades e da comunicação, para o desastre em causa. Esta preparação é o planeamento de emergência que, apoiada numa análise do risco de ocorrência, permite definir uma atuação organizada em situação de acidente.

Os governos dos países desenvolvidos estão sensibilizados para a importância da preparação do seu território para fazer face a situações de desastres. Em Portugal esta matéria está regulada pela Resolução nº 25/2008 de 18 de Julho, da Comissão Nacional de Proteção Civil, e pela Lei nº 65/2007 de 12 de Novembro e é coordenada pelo sistema nacional da Proteção Civil.

No seu site, a Autoridade Nacional da Protecção Civil disponibiliza diversa informação designadamente um conjunto de cadernos de apoio a temáticas específicas inseridas no contexto do Planeamento e Gestão de Riscos, que se apresentam como uma ferramenta no auxilio da elaboração dos Planos Municipais e Especiais de Emergência.

Refira-se ainda a iniciativa das Nações Unidas através da sua agência para a redução do risco de desastres, UNISDR, de ajudar os governos locais a tornar as suas cidades mais resilientes através de uma campanha, lançada em 2010, que integra ações de sensibilização, um manual How To Make Cities More Resilient – A Handbook For Local Government Leaders, disponibilização de informação on-line e ainda a promoção de diversos eventos de debate e de troca de conhecimentos e experiências. A 7ª Conferência do Dia Internacional para a Redução de Desastres é um destes eventos, e decorrerá no próximo dia 15 de Outubro na Amadora.

Na TTerra dispomos dos conhecimentos para auxiliar os municípios, os donos de obras, e o industrial no planeamento de emergência.

Referências:

http://www.proteccaocivil.pt/
http://www.unisdr.org/campaign/resilientcities/
http://resilient-cities.iclei.org/
http://www.guardian.co.uk/world/natural-disasters
http://www.reuters.com/subjects/natural-disasters
http://environment.nationalgeographic.com/environment/natural-disasters/