os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra, História e Missão

TTerraadmin

A responsabilidade ambiental em termos individuais e colectivos tem-se revelado uma exigência emergente na sociedade, particularmente no modo de inserção no espaço comum. Foi no sentido de dar resposta a esta exigência que a 18 de Setembro de 1991, um grupo de docentes da Universidade de Évora constituiu a TTerra – Auditoria, Projecto e Técnicas Ambientais Lda, empresa de consultoria independente, especializada no domínio da Gestão e Tecnologias Ambientais, sedeada em Évora.

A questão base sempre foi: “ambiente uma mais-valia ou um custo?”. Desde então que acreditamos, profundamente, na primeira hipótese. O nosso posicionamento sempre apontou nesse sentido. Se acrescentarmos a palavra inovação, no caso eco-inovação, a TTerra está basicamente caracterizada. Para nós o desenvolvimento sustentável, nos vários contextos e nas suas diversas formas, é quase uma obsessão, certamente um desígnio e também uma parte muito significativa da nossa Missão.

Ao longo da nossa existência temos fornecido serviços a uma gama enorme de empresas, autarquias, associações, universidades e Administração Pública. Serviços que são garantidos por um núcleo de quadros internos assessorados por uma bolsa de consultores do mais alto mérito. Além da prestação de serviços (estudos e projectos) a TTerra tem desenvolvido a sua actividade em projectos de formação na área do Ambiente e participa, sempre que possível, com comunicações em reuniões científicas e feiras da especialidade.

No contexto da sustentabilidade quando falamos de tecnologias ambientais consideramos tecnologias ‘integradas’ que impedem a formação de disfunções ambientais (poluentes, resíduos, desperdício energético, etc.) durante o processo de produção, bem como novos materiais, processos de produção com economia de energia e de recursos, know-how ambiental e novas formas de trabalho. As tecnologias ambientais que preconizamos assumem pois uma ampla perspectiva ao longo de todo o sistema económico, tipo win-win. O “ambiente” é uma mais valia para todos.

Por tudo isto regemo-nos por um conjunto de Princípios e Valores Éticos que praticamos, proclamamos e de que muito nos orgulhamos. A nossa Carta de Ética e Princípios, exterioriza e expõe a nossa conduta e missão.

Em cada momento, em todos os “presentes”, esta é a TTerra.

(Carlos Alberto Cupeto)