os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Estudo de Impacte Ambiental – e o seu contexto biofísico e social

Avaliação Impacte Ambiental, Informações Úteisadmin

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) tem como objectivos caracterizar o estado actual dos factores ambientais e avaliar a sua evolução com a introdução de um determinado projecto. Mais do que uma obrigação legal, um EIA deverá constituir uma mais valia para o projeto sujeito à Avaliação de Impate Ambiental. Este deverá ser um objetivo incontornavel: ambiente uma mais valia e não um custo.

Obras de construção de uma estrada em Viana (Angola)

O contexto local/regional/nacional é extremamente importante na avaliação dos impactes. Como exemplo, podemos analisar o caso de um projecto de uma via rápida. Em Portugal, os níveis de ruído, a qualidade do ar, ou o efeito barreira que esta infraestrutura poderá representar são alguns dos principais efeitos a analisar.Se passarmos para outra realidadase, por exemplo, Luanda (Angola) é muito provável que estes impactes não sejam os mais significativos. Vejamos: no ano passado, ocorreram cerca de 4.000 atropelamentos nas vias rodoviárias no perímetro urbano de Luanda. No primeiro ano de funcionamento da Via Expresso era comum encontrarmos carros a circular em contramão. O atravessamento de vias de elevado tráfego pelas pessoas é normal. A ausência de iluminação das vias, a circulação de veículos sem iluminação, a dificuldade na percepção da distância que separa o veículo do peão, são alguns dos condicionamentos que influenciam os acidentes nestas estradas. Nesta região, a sinistralidade rodoviáriaé o principal impacte das auto-estradas e vias rápidas. Atravessamentos aéreos, semáforos e sinalização poderão ser algumas das medidas de redução dos acidentes. Mas, antes de mais, a informação e sensibilização dos automobilistas e peões são certamente as medidas mais eficazes.

Atravessamento da Via Expresso por um peão

Em resumo, pese embora a existência de factores ambientais idênticos, o enquadramento biofísico e social onde se insere o projecto marca a diferença do âmbito do EIA e o seu reconhecimento atempado é essencial para o cumprimento dos objectivos destes estudos.

Na TTerra dispomos de conhecimento e experiência na elaboração dos estudos de impacte ambiental. Consulte-nos.