os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Mitigação dos efeitos da seca

Informações Úteis, Recursos Hídricos, TTerraMaria Joao Figueiredo

O ano hidrológico 2011/2012 põe-nos, novamente, numa situação de alerta e de preocupação. As reservas de água começam a escassear pondo em causa o abastecimento e a satisfação das necessidades de água. A situação é especialmente gravosa no caso dos privados, designadamente, no sector agrícola e pecuário.

Cerca de metade do território já se encontra em seca extrema e a outra metade em seca severa. Nada de novo. Ainda há muito pouco tempo, em 2005, vivemos uma situação semelhante.

Entretanto o que mudou? Que medidas foram e têm sido tomadas no sentido de minimizar os impactes destes fenómenos? Que medidas podem ser tomadas pelo cidadão e empresas neste sentido? Eficiência: eficiência no uso e na utilização deste recurso. Quer quando estamos a viver uma situação de seca quer quando estamos num bom ano hidrológico.
A eficiência também inclui o planeamento das origens de água que deverá integrar soluções que permitam o aproveitamento das origens de água existentes no território, o armazenamento da água da chuva, a intersecção e armazenamento de água através de estruturas superficiais e subterrâneas, a gestão das captações e a exploração de origens. Deverá uma exploração pecuária ficar apenas dependente da barragem ou das charcas que tem disponíveis na sua exploração? Não deverá, também, equacionar a possibilidade de ter captações subterrâneas para o reforço, considerando que a disponibilidade de água subterrânea não sofre variações tão imediatas em caso de um mau ano hidrológico? Não se poderão adoptar práticas de cultivo e de preparação do solo que permitam intersectar a água da chuva e prolongar os seus efeitos?

Semelhantes equações também devem ser consideradas na indústria, quando é necessário ter disponibilidade de água para os processos produtivos. Poderá ser a reutilização dos efluentes uma mais-valia, por exemplo.

Muito se pode fazer na gestão deste recurso. As melhores ações serão aquelas em que houve tempo para planear. Planos de gestão água, estudos e projetos de abastecimento de água, estudos hidrogeológicos, planos de segurança da água, projeto de barragens, entre outros, são alguns dos serviços que a TTerra oferece. Para mais informações, contacte-nos.