os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Elaboração de Planos Municipais de Ordenamento do Território

Ordenamento do TerritórioTTerra

O Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, na redacção actual conferida pelo Decreto-Lei nº 46/2009, de 20 de Fevereiro, estabelece que os planos municipais de ordenamento território são instrumentos de natureza regulamentar que determinam o regime do uso do solo, definindo modelos de evolução previsível da ocupação humana e da organização de redes e sistemas urbanos, assim como parâmetros de aproveitamento do solo e de garantia da qualidade ambiental.

O regime do uso do solo é definido através da classificação e da qualificação do solo, ou da reclassificação e da requalificação em caso de processos de revisão ou alteração, nos termos do disposto no Decreto Regulamentar nº 11/2009, de 29 de Maio. Segundo este diploma, a classificação é entendida como a opção de planeamento territorial determinativa do destino básico dos terrenos, assentando na diferenciação entre solo rural e solo urbano. Já a qualificação é definida de acordo com os princípios fundamentais da compatibilidade de usos, da graduação, da preferência de usos e da estabilidade, e com o conceito de utilização dominante de uma categoria de solo.

A TTerra conta com experiência na área do planeamento territorial através da integração em equipas multidisciplinares responsáveis pela elaboração de planos municipais de ordenamento do território, com particular relevância para a delimitação da estrutura ecológica municipal. Dispomos de técnicos qualificados com competências para o apoiar. Para mais informações, consulte-nos.