os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Ecoturismo e Turismo Sustentável

Ecoturismo, Informações ÚteisMarta Matos

De Norte a Sul, do Litoral para Fronteira, o turismo é apontado como a principal solução para os problemas locais/regionais. Normalmente atende-se somente à componente económica, falta tudo o resto. Com o conceito de Ecoturismo começou-se a entender a importância da integração sustentável de todas as componentes do território, e sempre numa filosofia “viver o espaço que se visita”.

Um Plano de Ecoturismo, local/regional, ou mesmo específico para um espaço único, consiste na primeira tarefa. Este documento irá permitir (adaptado de Drumm et. al., 2004):

1. Diagnosticar e Avaliar o território na perspectiva de Ecoturismo;

2. Planificar a dois níveis: gestão do ecoturismo e empresarial;

3. Implementar o Plano;

4. Medir o sucesso através de processos de Monitorização e Auditoria.

É com base neste Plano que poderemos dimensionar o desenvolvimento do Ecoturismo com ganhos para todas as partes.

A Certificação do Destino Turístico é o passo seguinte e a sua “função é dar longevidade ao destino turístico, garantindo que a sua preservação e a qualidade dos seus atractivos sejam mantidas, promovendo a sustentabilidade da actividade através de um aumento da competitividade de destinos turísticos/produtos ambientalmente adequados” (Cupeto, 2003).

Todas entidades ligadas ao sector do turismo, bem como as que administram o território ao nível local, apresentam-se como as principais interessadas na promoção, no desenvolvimento e na implementação do conceito de sustentabilidade.

Para além disso, um Plano de Ecoturismo/Certificação de Destinos Ecoturísticos, reúne (e por vezes reestrutura) no mesmo documento a estratégia turística e ambiental e as políticas e medidas de ordenamento do território vigentes.

Para a TTerra estas questões fazem partem do nosso Know – How.

Para mais informações:
TTerra – Engenharia e Ambiente, Lda.
Tel.: 214 537 349 | 266 750 430 | Fax: 266 750 439| www.tterra.pt | mail@tterra.pt | tp@tterra.pt