os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Galardão de Bandeira Azul da Europa – qualidade das águas balneares, portos de recreio e marinas

Informações Úteis, Recursos HídricosVera Duarte

O Capitulo IV do Decreto-Lei nº 236/98 de 1 de Agosto transpõe para o direito nacional a Directiva 76/160/CEE de 8 de Dezembro respeitante à qualidade das águas balneares. Deste capítulo constam as normas e critérios de qualidade a aplicar às aguas balneares e definidas competências em matéria de vigilância e controlo ambiental e sanitário, tendo como objectivos a preservação destas águas da poluição e a protecção do ambiente e da saúde pública.

dsc_0006

Seguindo as indicações constantes no Decreto-Lei nº 236/98, a primeira amostragem de águas efectua-se a cada novo ano, 15 dias antes do início da época balnear prosseguindo até ao seu termo, com a frequência definida no Anexo XV deste diploma. Os parâmetros a analisar agrupam-se em microbiológicos e físico-químicos.

Em conformidade com a Lei n.º 44/2004 de 19 de Agosto a época balnear decorre de 1 de Junho a 30 de Setembro, embora possam surgir, sob proposta das câmaras municipais, praias com épocas balneares de duração distinta, as quais são objecto de portarias específicas.

A classificação obtida por aplicação do Decreto-Lei nº 236/98 é utilizada no processo de candidatura ao galardão “Bandeira Azul da Europa”. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e cumprem uma série de critério nos seguintes domínios:

Quadro 1 – Critérios de atribuição da bandeira azul para Zonas Balneares, Portos de Recreio e Marinas

tabela-bandeira-azul

As candidaturas das praias são apresentadas anualmente pelos municípios à Administração de Região Hidrográfica (ARH) territorialmente competente, que por sua vez as remete para a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Posteriormente o “Júri Nacional de Bandeira Azul para as praias (JBAP)” aprecia e aprova a lista de praias a submeter ao Júri Internacional, que toma a decisão final sobre as praias e marinas galardoadas.

A TTerra tem uma equipa de técnicos especializados em Ambiente e Engenharia Sanitária com competências para a prestação de assessoria nesta matéria.

Para mais informações:
Diário da República Electrónico (www.dre.pt)
ARH do Norte (www.arhnorte.pt)
ARH do Centro (www.arhcentro.pt)
ARH do Tejo (www.arhtejo.pt)
ARH do Alentejo (www.arhalentejo.pt)
ARH do Algarve (www.arhalgarve.pt)

TTerra – Engenharia e Ambiente, Lda.
Tel.: 266 750 430/ 214 537 349 | Fax: 266 750 439| www.tterra.pt | mail@tterra.pt | tp@tterra.pt