os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

Sistema de Gestão Integrado

Sistema de Gestão IntegradoVera Duarte

É cada vez maior a preocupação e a necessidade de manter um cliente satisfeito, pois para além do seu potencial de compra, um cliente satisfeito é meio caminho andado para a fidelização e angariação de novos clientes, atraídos pelo serviço de qualidade. De entre outras, esta é uma boa justificação para que cada vez mais organizações sintam a necessidade do carimbo da ISO NP EN 9001:2000, pois a certificação é uma boa garantia para a qualidade do seu serviço/produto.

Para além da Qualidade, as organizações apostam na implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (eg:ISO NP EN 14001:2004) que garantem organizações responsáveis e transmitem uma imagem para exterior de uma visão estratégica de longo prazo e por isso mesmo bem mais sustentável. Mas não é este o único benefício da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental: este também tem inúmeras vantagens a nível económico, uma vez que optimiza a utilização e valorização dos recursos, evitando os desperdícios, não esquecendo a conformidade legal e respectiva fiscalização que é progressivamente mais exigente, o que implica uma melhoria do desempenho ambiental das empresas. É também cada vez maior a preocupação dos consumidores com as questões ambientais, preferindo assim os produtos e serviços ambientalmente mais adequados. Em suma, o ambiente constitui uma vantagem competitiva para as organizações.

Para além destes referenciais normativos já referidos temos um terceiro, o Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho, que se rege pelo referencial OHSAS 18001:1999. Este tem como principal preocupação garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, evitando os acidentes e prevenindo doenças profissionais.

A implementação destes três sistemas em separado é um trabalho extremamente exaustivo e burocrático parecendo incomportável para pequenas/medias empresas. No entanto, todos eles são possíveis de integrar pois as normas foram concebidas para possibilitar e facilitar a sua implementação integrada, possuindo os requisitos de suporte do Sistema de Gestão em comum (comunicação, controlo dos documentos e registos, revisão do sistema, auditorias internas, controlo de não conformidades e acções correctivas, monitorização do sistema). Esta integração permite também um maior envolvimento por parte dos colaboradores.

Assim, um Sistema de Gestão Integrado de Ambiente, Qualidade e Segurança (AQS) possibilita a satisfação do cliente com um serviço/ produto de qualidade, o controlo dos aspectos ambienteis e a prevenção dos riscos, permitindo a melhoria contínua do desempenho global da organização.

Contrariamente ao que se possa pensar, em tempos de dificuldade, estas ferramentas podem ajudar. É para isso que um Sistema AQS deve ser implementado numa organização.