os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

Aproveite novas tendências – Densificação Urbana

Informações Úteis
admin

Quando em 1976 primeiro surgiu o conceito NIMBY (“Not In My Backyard”), poucos imaginaram que algumas décadas mais tarde viria a existir uma abordagem oposta. O conceito de BIMBY (“Build In My Backyard”), lançado em 2009 através da Agência Nacional de Pesquisa Francesa (ANR) [http://bimby.fr/home], assenta numa base relativamente simples – densificar, legalmente, cidades e subúrbios franceses, pela divisão de parcelas de terreno geralmente ocupadas por uma única habitação.

A abordagem BIMBY enfatiza um novo modelo de urbanismo composto por iniciativas individuais para um benefício comum. Mais que o expandir, este novo modelo visa consolidar o espaço urbano e, desta forma, promover um modo de vida mais sustentável. Mais do que uma utopia, a abordagem BIMBY apresenta-se como uma inovação, fortemente dependente da capacidade dos vários actores urbanos – proprietários, técnicos e órgãos eleitos – em mobilizar o sector imobiliário das zonas periféricas para a renovação e para a densificação progressiva desses locais. » Ler mais…

Viver o dia da Terra

Informações Úteis
admin

Alandroal, paraíso natural

Todos os dias são bons para comemorar, para viver, a Terra.

O paraíso existe na nossa terra, é conclusão de quem tiver o privilégio de percorrer a nova Pequena Rota (PR4) – nas margens do Alqueva, no Rosário, concelho do Alandroal. São cerca de 9 km maravilhosos. A paisagem, os sons e os aromas da natureza, são indescritíveis. O ano hidrológico particular que vivemos possibilita, nesta altura, um incomparável matiz de cor na paisagem. No Alandroal, a paisagem é um património e um recurso com um valor incalculável. O mais extraordinário é que este paraíso na Terra está ao alcance de qualquer um, o Rosário está apenas a 15 km da A6 (saída Borba-Alandroal) e viver e sentir tudo isto não tem custos, é só chegar ao Rosário e passear na PR4. » Ler mais…

interior

Informações Úteis
admin

A maioria vive nas cidades do litoral e olha para o resto do país, para o interior, com um misto de curiosidade e desconhecimento; os que se atrevem a indagar, sobre o que é isto do interior, ficam muitas vezes surpresos. Surpresos porque o Portugal interior é fantástico.

O que nos falta no interior?

A biodiversidade, tem uma enorme densidade e diversidade, atinge padrões ímpares à escala da Europa, a história da Terra assim fez com esta parte da península seja particularmente rica em espécies, muitas delas já desaparecidas de outros territórios. O património construído é de uma rara beleza e retrata magnificamente a ocupação destas paragens pelo Homem desde tempos imemoriais. Culturalmente, desde as tradições e costumes até à gastronomia e ao cante, somos particularmente ricos. » Ler mais…

A sustentabilidade inteligente não só é possível como é necessária. O contributo para o desenvolvimento inteligente é o que procuramos na TTerra com os serviços que prestamos.

Informações Úteis
admin

Sessão de abertura; Luís Braga da Cruz – Presidente da Fundação Serralves, Rui Rio – Presidente da C M do Porto, D. Amalio de Marichalar – Presidente Forum Soria 21, António Garrigues Walkel – Presidente do Gabinete Garrigues.

Na Fundação Serralves, no Porto, inicia-se hoje, dia 16 de abril,  o Fórum Mundial sobre Cidades e Desenvolvimento Sustentável que propõe uma Estratégia Post Rio 20 +1. Este Fórum constitui um ponto de encontro entre o Brasil, a América Latina a Europa e a Lusofonia para um debate que envolve participantes de mais de 20 países. » Ler mais…

turismo forever

Informações Úteis
admin

Turismo, um rio de oportunidades.

Nenhum sector, como o do turismo, tem sido tão recorrentemente referenciado ao longo dos anos como a grande oportunidade para o país. Nesta matéria podemos ler muitas das notícias, de há dez ou mais anos, e pensar que foram escritas hoje, se não olharmos a data impressa no jornal. A 5 julho de 2005, o Público refere, a propósito do congresso da Confederação do Turismo Português (CTP), a oportunidade do turismo sénior e de negócios. Dois anos depois, em junho de 2007, o mesmo jornal noticia que o Alentejo prepara o acolhimento a milhares de idosos europeus. Apenas dois exemplos. O que se passou entretanto? Muito pouco, ou nada. » Ler mais…

Biodiversity Open Map (BiodOM)

Informações Úteis
admin

Foi com a frase “A Biodiversidade é o bem mais valioso da humanidade”, que o Paulo Ribeiro, colaborador da TTerra há 10 anos, abriu a prova pública de defesa da dissertação do Mestrado (MSc) em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica no auditório do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa, no passado dia 3 de Abril. O Biodiversity Open Map (BiodOM), a sua criação no âmbito do MSc para o portal Naturdata, envolve os modernos domínios dos Sistemas de Informação Geográfica(SIG) Colaborativos e Software Geoespacial Livre e Aberto, para permitir que qualquer pessoa com motivação para colaborar nesta importante temática, possa contribuir para o seu conhecimento ao nível de distribuição de espécies. » Ler mais…

Fórum Mundial Porto 21: Cidades e Desenvolvimento Sustentável

Informações Úteis
admin

 

Na sequência da realização em Outubro de 2011 do Fórum Mundial Lisboa 21, decorrerá, nos dias 16 e 17 de Abril, na Fundação Serralves, o Fórum Mundial Porto 21.

Estima-se que até 2050, 70% da população mundial viverá nas cidades. É neste cenário de carências emergentes que recairá o objectivo primordial do evento, o debate sobre Cidades e Desenvolvimento Sustentável, abrindo discussão àquilo que é necessário implementar após a Cimeira Rio +20.

O Fórum Mundial do Porto conta com dois grupos de trabalho, cujo propósito é encontrar uma nova rota para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que se demonstram as melhores práticas levadas a cabo por várias empresas. » Ler mais…

campo, para que te quero?

Informações Úteis
admin

Foto: Junta de Freguesia do Ferro

O país rural de Orlando Ribeiro há muito que acabou. Vivemos, quase todos, amontoados na faixa litoral em aglomerados urbanos, na generalidade, sem qualidade e voltámos as costas ao campo. Todavia, lentamente, o contexto atual vai-nos mostrando que todo esse território despovoado, mas recheado de património, natural e construído, e de tradição tem um enorme potencial.

Aqui e ali, os bons exemplos tornam-se evidentes e a agricultura empresarial mostra-se viável. O associativismo no Oeste, um sucesso, vai muito para além da pêra rocha e está em franca expansão. A floresta, apesar de falada apenas quando arde, evidencia números que sustentam uma irrefutável mais valia. A par de tudo isto, temos um grande número de produtos de excelência com um enorme valor acrescentado. As fileiras do vinho e do azeite são um sucesso e mostram como se deve fazer. Interrogamo-nos, porque outros não seguem o mesmo caminho? » Ler mais…