os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

Eficiência Energética

Energia
TTerra

Águas subterrâneas em Angola

 

A eficiência energética consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Do ponto de vista de um consumidor, passa pela redução dos custos de energia e/ou pela redução do consumo de energia, frequentemente com recurso a processos mais eficientes. Trata-se de uma utilização racional da energia. Os equipamentos nas habitações ou no escritório, indústrias, veículos automóveis, iluminação municipal, entre outros, consomem de alguma forma, a partirde uma fonte de energia. Atualmente, a utilização em excesso de energia de fontes de combustíveis fósseis, como o petróleo (37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera com consequências ambientais consideráveis (chuvas ácidas, aquecimento global e redução da camada de ozono). Acresce que há um, cada vez maior, valor económico associado ao consumo energético. » Ler mais…

Águas subterrâneas em Angola

Recursos Hídricos
TTerra

Águas subterrâneas em AngolaEstudos realizados pela Universidade da Namíbia permitiram identificar um importante aquífero no norte daquele país, e que expectavelmente se prolonga pelo território angolano embora os seus limites aqui não sejam ainda conhecidos.

Em território da Namíbia, a reserva de água do aquífero foi avaliada em 5 biliões de metros cúbicos [aproximadamente 5000 Albufeiras de Castelo de Bode (Zêzere, Portugal) e 1900 albufeiras do Gove (Cunene, Angola)], estimando-se um volume total de 20 biliões para todo o sistema, que inclui o território de Angola. » Ler mais…

Desastres Naturais

Riscos
TTerra

O próximo dia 13 de Outubro assinala internacionalmente o Dia para a Redução de Desastres Naturais, estabelecido pelas Nações Unidas.

De uma forma simples, podemos considerar os desastres naturais como acontecimentos resultantes de fenómenos naturais como sismos, cheias, secas, ciclones, deslizamentos de terras, entre outros.

A afetação das comunidades pela ocorrência de desastres naturais pode ser minimizada se existir uma preparação da sociedade, ao nível das infra-estruturas, dos meios, das ações, das responsabilidades e da comunicação, para o desastre em causa. Esta preparação é o planeamento de emergência que, apoiada numa análise do risco de ocorrência, permite definir uma atuação organizada em situação de acidente. » Ler mais…