os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

Agenda 21 Pessoal

Agenda 21, Notícias
admin

Desenvolvemos em suporte informático, um conceito por nós criado, a Agenda 21 Pessoal®. A Agenda 21 Pessoal é a adaptação da Agenda 21 à escala pessoal e individual, o universo onde tudo se decide. Trata-se de um conceito que traduz uma opção por um modo de vida sustentável que tem por base o programa global para o desenvolvimento sustentável – Agenda 21 – resultante da Conferência da Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Ao nível pessoal a decisão é de cada um. » Ler mais…

Cidades do Futuro

Agenda 21, Avaliação Ambiental Estratégica, Desenvolvimento Sustentável, Informações Úteis
TTerra

CascaisSegundo os dados da Comissão Europeia para a política regional, mais de 2/3 da população europeia vive em áreas urbanas, um número que continua a crescer. As cidades, atualmente, constituem-se como unidades essenciais para o desenvolvimento da União Europeia, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Funcionam como motores da economia, como espaços de conectividade, de criatividade e inovação e, também, como centros de serviços. Porém são também locais onde se concentram problemas como o desemprego, a segregação, a pobreza, onde os problemas de natureza ambiental, tais como poluição atmosférica, ondas de calor, cheias, incêndios, entre outros, assumem uma magnitude maior pela população e bens afetados. São também locais onde as necessidades de energia, de saneamento básico, de limpeza urbana, de transportes e de um inúmero leque de serviços são maiores. » Ler mais…

Criança Ecológica 2012

Agenda 21, Informações Úteis
Maria Joao Figueiredo

Na Conferencia Rio+20, a decorrer nos dias 20 a 22 de Junho no Rio de Janeiro, vários são os temas a debater: água potável, biodiversidade, alterações climáticas, solo e uso do solo, resíduos, energia e oceanos, entre outros. » Ler mais…

Agenda 21 Local Mourão quer Garantir o Futuro

Agenda 21, Opinião
Ines Coelho

Com a Agenda 21 de Mourão, o paraíso alentejano à beira do Alqueva, quer garantir um futuro melhor para as suas gentes.
Viver bem em Mourão é o objectivo.

Mourão encontra-se a estruturar a Agenda 21 Local, com o propósito de implementar e desenvolver a sustentabilidade local do Concelho. Esta é um instrumento de gestão para a sustentabilidade de um território que visa conciliar a protecção do ambiente com o desenvolvimento económico, social e cultural. Toda a comunidade não só tem o direito, mas também o dever de participar, desde as autoridades locais aos próprios cidadãos. A sustentabilidade é mais do que um objectivo a alcançar, é um processo em si mesmo, só possível com a contribuição, vontade e confiança de todos os interessados. » Ler mais…

Normativo da Agência Portuguesa do Ambiente para a implementação da Agenda 21 Local – Guia Agenda 21 Local, Um desafio para todos

Agenda 21, Informações Úteis
admin

Passados mais de 15 anos da Cimeira do Rio, em Portugal, a Agenda 21 teve uma triste expressão local. A má interpretação, as experiências falhadas, os equívocos e, sobretudo, a falta de sentido de responsabilidade de muitos, levou ao completo descrédito desta importante ferramenta da ONU para a sustentabilidade local. » Ler mais…