os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

Zonas Inundáveis

Informações Úteis, Recursos Hídricos, Sistemas de Informação Geográfica
TTerra

Em 1998 foi publicado o Decreto-Lei nº 364/98 de 21 de Novembro que estabelece que os municípios com aglomerados urbanos atingidos por cheias pelo menos desde o ano de 1967 e, para os quais não tenha sido definido em portaria a zona ameaçada pelas cheias, ou zona adjacente, em conformidade com o Decreto-Lei nº 468/71, de 5 de Novembro e com o Decreto-Lei nº 89/87, de 26 de Fevereiro, deverão elaborar uma carta de zonas inundáveis. » Ler mais…

Levantamento da Ocupação do Solo do Concelho de Mafra – um contributo dos SIG para a sustentabilidade do Concelho

Gestão Ambiental, Projectos TTerra, Sistemas de Informação Geográfica
Paulo Ribeiro

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a ser um dos países Europeus mais afectados por incêndios florestais. Apresenta recorrentemente uma das maiores percentagens de área de floresta ardida. Segundo dados recentes da Autoridade Florestal Nacional (AFN), entre 2000 e 2009, mais de 1.500.000 ha de espaços florestais portugueses foram afectados por fogos, em consequência de cerca de 250.000 ocorrências registadas nesse período. Esta década traduziu-se, portanto, numa média anual de 150.000 ha de área ardida, correspondentes a 25.000 ocorrências/ano. Este valor encontra-se ainda longe da meta estabelecida no Plano Nacional da Defesa da Floresta Contra Incêncidos (PNDFCI), que aponta como média máxima 100.000 ha/ano ardidos. » Ler mais…

Formação em Sistemas de Informação Geográfica (com gvSIG)

Eventos TTerra, Sistemas de Informação Geográfica
admin

logo-gvsig_150_14Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) constituem-se, actualmente, como um recurso indispensável nas mais diversas actividades laborais e domínios de actividade, de que são exemplo: Construção Civil, Planeamento e Ordenamento do Território, Ambiente, Agronomia, Arquitectura, Arqueologia, Transportes, Turismo, Gestão Florestal, Saúde, (Geo)Marketing, Sector Imobiliário, Informática, entre muitos outros. » Ler mais…