os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

suinicultura

Gestão Ambiental, Opinião
Carlos Cupeto

A atividade pecuária, em particular a suinicultura, é um excelente exemplo para retratar o país que somos e que não devemos ser. Estamos em presença de um sector empresarial com largas tradições económicas e sociais no país. Incontornável. Ou será que se quer importar ainda mais carne do que aquela que já se importa? » Ler mais…

Semana Europeia da Mobilidade – a pé

Opinião
Carlos Cupeto

————–
a pé
por Carlos Cupeto in otrosmundos.cc

Só os nossos passos nos levam aos locais mais belos e remotos mesmo que sejam ao lado da nossa casa.

As vantagens do comboio em relação aos transportes rodoviários são óbvias, e claras. A bicicleta assume-se cada vez mais como veículo solidário. Scooters e motos de baixo consumo, com catalisador ou mesmo eléctricas são uma alternativa a considerar. Todavia, é no caminhar que o homem é mais natural. Andar a pé é a melhor, mais simples e salutar das atividades físicas. » Ler mais…

Semana Europeia da Mobilidade – by bike

Opinião
Carlos Cupeto

————————
by bike
por Carlos Cupeto in otrosmundos.cc

A bicicleta deixou de ser o “transporte dos pobres”, “pouco elegante”, “socialmente impróprio” ou uma “atividade infantil”, e hoje assume-se como uma saudável, económica e verdadeira alternativa.

Falar sobre bicicletas é falar de qualidade de vida. » Ler mais…

Semana Europeia da Mobilidade – comboio

Opinião
Carlos Cupeto

—————————–
comboio
por Carlos Cupeto in otrosmundos.cc

O comboio é o meio de transporte que menos energia consome, um dos mais rápidos, cómodos e seguros  – apesar dos recentes acidentes na Europa, isto é verdade – o que menos contamina e menos espaço ocupa. Estas características convertem-no no transporte ideal para o tráfego de mercadorias e passageiros, a alternativa inteligente ao transporte rodoviário, cuja redução se torna, cada vez mais, uma realidade inadiável, pelas consequências ambientais, sociais e económicas que dele advém. » Ler mais…

Semana Europeia da Mobilidade – transportes e ambiente

Opinião
Carlos Cupeto

Esta semana decorre a Semana Europeia da Mobilidade: www.mobilityweek.eu. Esta iniciativa, conta com a adesão de mais de 2000 cidades em 43 países, onde se pretendem implementar atividades para criar uma cultura de mobilidade mais sustentável. A edição deste ano de 16 a 22 Setembro, decorre sob o lema “Ar puro – É o seu movimento!

Para ilustrar esta iniciativa, escolhemos alguns artigos de opinião que iremos publicar. Esteja atento. O primeiro intitula-se: transportes e ambiente. Apresenta-se de seguida. » Ler mais…

Agenda 21 Local Mourão quer Garantir o Futuro

Agenda 21, Opinião
Ines Coelho

Com a Agenda 21 de Mourão, o paraíso alentejano à beira do Alqueva, quer garantir um futuro melhor para as suas gentes.
Viver bem em Mourão é o objectivo.

Mourão encontra-se a estruturar a Agenda 21 Local, com o propósito de implementar e desenvolver a sustentabilidade local do Concelho. Esta é um instrumento de gestão para a sustentabilidade de um território que visa conciliar a protecção do ambiente com o desenvolvimento económico, social e cultural. Toda a comunidade não só tem o direito, mas também o dever de participar, desde as autoridades locais aos próprios cidadãos. A sustentabilidade é mais do que um objectivo a alcançar, é um processo em si mesmo, só possível com a contribuição, vontade e confiança de todos os interessados. » Ler mais…

Estivemos muito tempo equivocados quanto ao equilíbrio do nosso planeta

Opinião, TTerra
TTerra

Querer fazer melhor é o lema da TTerra, esta empresa Paredense com uma história que pauta os 20 anos de existência. Maria João e Maria Antónia Figueiredo são as protagonistas desta conversa inolvidável.

Veja aqui na íntegra a entrevista dada à revista Qualidade Online!


http://www.qualidadeonline.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2049&Itemid=79

Floresta, além da prevenção de incêndios

Opinião
Marta Matos

No passado dia 15 de Maio teve início a Fase Bravo, no que diz respeito às acções operacionais de defesa da floresta contra incêndios (DFCI). Durante este período e até à fase seguinte (Fase Charlie, que se estende até 30 de Setembro), a floresta volta a ser o centro das atenções tanto da comunicação social como das estruturas politicas. Sobretudo, se desgraçadamente, há fogo. » Ler mais…

Participação Pública – uma Realidade ou Utopia?

Opinião
Sonia Silva

A participação pública nas grandes questões ambientais, sociais e económicas é, cada vez mais, uma necessidade das sociedades modernas que ambicionam o rumo para a sustentabilidade. Mas não há desenvolvimento ou sustentabilidade, sem participação. » Ler mais…

Responsabilidade Ambiental

Opinião
Carlos Cupeto

Hoje, dia 5, comemora-se o Dia do Ambiente. Como nos outros dias de qualquer coisa a data é aproveitada para, a vários níveis, fazer coisas que garantam o faz de conta. Num país onde só se fala em direitos, onde a palavra dever há muito foi banida este folclore “do dia de…” fica bem. No “dia do ambiente” o cortejo de iniciativas, para todos os gostos e tipos – plantam-se arvores, fazem discursos, os jornais publicam edições verdes pejadas de publicidade amiga do ambiente, nas escolas as criancinhas e os professores fazem bonecos com o lixo, etc, etc – roça o ridículo. Pior só mesmo o dia sem carros. » Ler mais…