os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

Recuperação e Valorização de Linhas de Água

Notícias, Recursos Hídricos
TTerra

Num cenário de alterações climáticas com maior frequência e severidade dos fenómenos extremos como seca e cheias, a conservação dos leitos de cheia e a recuperação e valorização das funções do sistema fluvial são medidas que conduzem a uma menor vulnerabilidade das comunidades às alterações climáticas além de contribuírem para a melhoria da qualidade ambiental local.

Recuperação e Valorização de Linhas de Água (clique aqui)

Águas subterrâneas em Angola

Recursos Hídricos
TTerra

Águas subterrâneas em AngolaEstudos realizados pela Universidade da Namíbia permitiram identificar um importante aquífero no norte daquele país, e que expectavelmente se prolonga pelo território angolano embora os seus limites aqui não sejam ainda conhecidos.

Em território da Namíbia, a reserva de água do aquífero foi avaliada em 5 biliões de metros cúbicos [aproximadamente 5000 Albufeiras de Castelo de Bode (Zêzere, Portugal) e 1900 albufeiras do Gove (Cunene, Angola)], estimando-se um volume total de 20 biliões para todo o sistema, que inclui o território de Angola. » Ler mais…

Mitigação dos efeitos da seca

Informações Úteis, Recursos Hídricos, TTerra
Maria Joao Figueiredo

O ano hidrológico 2011/2012 põe-nos, novamente, numa situação de alerta e de preocupação. As reservas de água começam a escassear pondo em causa o abastecimento e a satisfação das necessidades de água. A situação é especialmente gravosa no caso dos privados, designadamente, no sector agrícola e pecuário. » Ler mais…

Zonas Inundáveis

Informações Úteis, Recursos Hídricos, Sistemas de Informação Geográfica
TTerra

Em 1998 foi publicado o Decreto-Lei nº 364/98 de 21 de Novembro que estabelece que os municípios com aglomerados urbanos atingidos por cheias pelo menos desde o ano de 1967 e, para os quais não tenha sido definido em portaria a zona ameaçada pelas cheias, ou zona adjacente, em conformidade com o Decreto-Lei nº 468/71, de 5 de Novembro e com o Decreto-Lei nº 89/87, de 26 de Fevereiro, deverão elaborar uma carta de zonas inundáveis. » Ler mais…

Zonas ameaçadas pelas cheias

Informações Úteis, Recursos Hídricos
admin

De acordo com o n.º 1, da secção III, do Decreto-Lei n.º166/2008, de 22 de Agosto, “As zonas ameaçadas pelas cheias compreendem a área contígua à margem de um curso de água que se estende até à linha alcançada pela cheia com período de retorno de 100 anos ou pela maior cheia conhecida (…)”. » Ler mais…

Água e Perímetros de Protecção de Captações

Informações Úteis, Recursos Hídricos
Maria Antonia Figueiredo

As sociedades modernas, ocidentais, excluíram o contacto directo como o meio. Com a água esta realidade assume particular importância. Perdeu-se a consciência do ciclo da água: a água não é mais do que qualquer coisa gratuita, que não valorizamos, chega-nos pela torneira e escoa-se pelo ralo. Para o cidadão comum isto é a água. » Ler mais…

Galardão de Bandeira Azul da Europa – qualidade das águas balneares, portos de recreio e marinas

Informações Úteis, Recursos Hídricos
Vera Duarte

O Capitulo IV do Decreto-Lei nº 236/98 de 1 de Agosto transpõe para o direito nacional a Directiva 76/160/CEE de 8 de Dezembro respeitante à qualidade das águas balneares. Deste capítulo constam as normas e critérios de qualidade a aplicar às aguas balneares e definidas competências em matéria de vigilância e controlo ambiental e sanitário, tendo como objectivos a preservação destas águas da poluição e a protecção do ambiente e da saúde pública. » Ler mais…

Regulamento de Segurança de Barragens

Informações Úteis, Recursos Hídricos
Maria Antonia Figueiredo

iu-barragens-2Tal como todas as obras de construção civil, as barragens são estruturas que necessitam de acompanhamento técnico especializado durante toda a sua vida a fim de poderem ser exploradas em segurança. Este acompanhamento inclui a avaliação do comportamento estrutural, hidráulico-operacional e ambiental.O Decreto-Lei nº344/2007 de 15 de Outubro aprova o Regulamento de Segurança de Barragens (RSB). » Ler mais…

Licenciamento de utilizações do domínio hídrico

Informações Úteis, Recursos Hídricos
Maria Antonia Figueiredo

poco_velhoAs utilizações do domínio hídrico estão sujeitas a licença desde o início do Século XX, com a publicação da Lei das Águas de 1919. Desde então, ocorreram algumas alterações e, actualmente, o enquadramento legal mantém a imposição de obtenção de licença, concessão ou autorização, consoante a utilização e, dependendo da natureza jurídica dos recursos hídricos, do domínio público ou águas particulares. » Ler mais…

Actividade Pecuária em discussão

Eventos TTerra, Gestão Ambiental, Informações Úteis, Recursos Hídricos
Monica Brito

Regime de Exercício da Actividade Pecuária em discussão em Vila Franca de Xira

Teve lugar no dia 6 de Fevereiro em Vila Franca de Xira um workshop subordinado ao tema Novo Regime de Exercício da Actividade Pecuária (REAP). Organizado pelas empresas TTERRA e TECNIPEC, este encontro pretendeu reunir empresários e técnicos do sector pecuário com entidades licenciadoras e reguladoras para discussão do recente REAP, consagrado no D.L. Nº.214/2008 de 10 e Novembro, que entrará em vigor a 11 de Fevereiro de 2009. » Ler mais…