os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites os seus recursos. os seus limites

TTerra - Engenharia e Ambiente, Lda.

A TTerra é uma empresa de consultoria independente especializada no domínio da Engenharia, Ambiente e Ordenamento do Território. Actuamos desde 1991 no caminho do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Acreditamos na palavra inovação, no caso eco-inovação, no desenvolvimento sustentável, nos seus vários contextos e nas suas diversas formas, constituindo, para além de um desígnio, uma parte muito significativa da nossa Missão. Este é o nosso espaço online. Visite as diferentes secções para ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e os nossos serviços, ou então esta página que é o nosso blog corporativo, onde poderá encontrar sempre a informação mais actualizada e pertinente das diferentes áreas em que actuamos. Obrigado pela sua visita!

O valor do Parques urbanos

Informações Úteis, Ordenamento do Território
Helena Abelha

Falar em parques urbanos não é uma novidade, longe disso. Há muito que técnicos e entidades com responsabilidades na sua conceção e gestão os referem como destacados elementos de sustentabilidade no espaço urbano. A essência desta afirmação reside a utilização ambiental, social e economicamente inteligente que é dada ao que de melhor a natureza proporciona e que permite, em termos práticos, uma valorização significativa dos recursos naturais e uma redução substancial dos custos de intervenção e de manutenção. Mas que outros benefícios lhe podem ser atribuídos? » Ler mais…

Elaboração de Planos Municipais de Ordenamento do Território

Ordenamento do Território
TTerra

O Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, na redacção actual conferida pelo Decreto-Lei nº 46/2009, de 20 de Fevereiro, estabelece que os planos municipais de ordenamento território são instrumentos de natureza regulamentar que determinam o regime do uso do solo, definindo modelos de evolução previsível da ocupação humana e da organização de redes e sistemas urbanos, assim como parâmetros de aproveitamento do solo e de garantia da qualidade ambiental. » Ler mais…

Relatórios Sobre o Estado do Ordenamento do Território

Ordenamento do Território
Helena Abelha

O artigo 28º da Lei de Bases da Política do Ordenamento do Território (Lei nº 48/98, de 11 de Agosto) e o artigo 146º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (Decreto-Lei nº 380/99, de 22 de Setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 46/2009, de 20 de Fevereiro), determinam a elaboração de Relatórios sobre o Estado do Ordenamento do Território (REOT), destinados ao balanço da execução dos instrumentos de gestão territorial objecto de avaliação. » Ler mais…

Planos de Pormenor – Modalidade Simplificada: Plano de Intervenção em Espaço Rural

Informações Úteis, Ordenamento do Território
Helena Abelha

Muito já se falou em desenvolvimento sustentável mas no panorama actual, mais do que falar, importa concretizar. Ciente dessa necessidade, a União Europeia, em conjunto com diversas organizações internacionais, assume a valorização do espaço rural como tarefa essencial ao equilíbrio do uso do solo e à requalificação da paisagem. Exemplos disso são documentos como a Convenção Europeia da Paisagem, o Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário e a Estratégia Florestal para a União Europeia. » Ler mais…